"Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Santo Agostinho

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ROTEIRO PARA O TEMPO DE QUARESMA

DOMINGO: DIA DO SENHOR. PREPARAR-SE BEM PARA A MISSA. COMBINE COM A SUA FAMÍLIA, ANTES DOS DOMINGOS DA QUARESMA, DO DOMINGO DE RAMOS E DA PÁSCOA, UM ENCONTRO PARA LEREM JUNTOS OS TEXTOS DA LITURGIA DA MISSA. FAZER RETIRO POPULAR QUARESMAL NO DOMINGO É PARTICIPAR DA MISSA DOMINICAL EM SUA PARÓQUIA OU COMUNIDADE, DE PREFERÊNCIA COM TODA A SUA FAMÍLIA. UMA SUGESTÃO: DURANTE A QUARESMA, CUMPRIMENTE O SACERDOTE E COLOQUE-SE À DISPOSIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DA IGREJA.

SEGUNDA-FEIRA: QUARESMA DA ORAÇÃO. LEMBRE-SE DAS ORAÇÕES MAIS CONHECIDAS EM SUA FAMÍLIA, COMO AS ORAÇÕES DA MANHÃ E DA NOITE ENSINADAS PELOS PAIS E AVÓS. PODE ATÉ SER UMA OPORTUNIDADE DE REDESCOBRIR ALGUM LIVRO DE ORAÇÕES GUARDADO EM ALGUM CANTO DE SUA CASA. NAS SEGUNDAS-FEIRAS DA QUARESMA, APROVEITE TAMBÉM PARA ENSINAR AS ORAÇÕES AOS FILHOS. E PODE SER OCASIÃO DE VALORIZAR GRUPOS DE ORAÇÃO EXISTENTES EM SUA PARÓQUIA.

TERÇA-FEIRA: QUARESMA DA CARIDADE. PARA CADA SEMANA, UM GESTO DE CARIDADE NA TERÇA-FEIRA DA QUARESMA, COM CRIATIVIDADE E DISCRIÇÃO. PODE SER UMA VISITA AOS ENFERMOS OU A UM PRESÍDIO, OU A ATENÇÃO A UMA FAMÍLIA NECESSITADA, ACOMPANHANDO SEMPRE COM CONVERSA E ORAÇÃO. OUTRAS PESSOAS APROVEITARÃO PARA ESCUTAR OS OUTROS OU DAR BONS CONSELHOS.

QUARTA-FEIRA: QUARESMA DA FRATERNIDADE. NAS QUARTAS-FEIRAS, PARTICIPAR DE ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA IGREJA NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012.

QUINTA-FEIRA: QUARESMA EUCARÍSTICA. VALORIZAR O COSTUME DE MUITAS PARÓQUIAS, PARTICIPANDO DA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA. A INTENÇÃO DA ADORAÇÃO É A ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS EM TODO O BRASIL. SE NÃO FOR POSSÍVEL IR À IGREJA PARA FAZER A ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO EXPOSTO OU NO TABERNÁCULO, REZE DE SUA CASA MESMO, UNINDO-SE À PRESENÇA EUCARISTICA DE JESUS EM TODOS OS SACRÁRIOS DO MUNDO.

SEXTA-FEIRA: QUARESMA DA PENITÊNCIA. MUITOS PERGUNTAM A RESPEITO DO JEJUM, UMA PRÁTICA SEMPRE VALORIZADA E MUITO IMPORTANTE NA IGREJA. AS SEXTAS-FEIRAS DO ANO INTEIRO SÃO DEIDICADAS A ALGUMA FORMA DE PENITÊNCIA NA IGREJA CATÓLICA, ESPECIALMENTE NO TEMPO QUARESMAL. A QUARTA-FEIRA DE CINZAS E A SEXTA-FEIRA SANTA SÃO OS DIAS DE OBRIGAÇÃO DO JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNE, MAS SE PODE ESCOLHER OUTROS DIAS PARA ESTA PRÁTICA.

SÁBADO: QUARESMA COM A VIRGEM MARIA. O ROSÁRIO PODE E DEVE SER REZADO TODOS OS DIAS, MAS, NO RETIRO QUARESMAL, O DIA DE SÁBADO, TRADICIONALMENTE DEDICADO NA IGREJA À DEVOÇÃO MARIANA, É A OPORTUNIDADE PARA VALORIZÁ-LA E RECONHECER SUA PARTICIPAÇÃO, COMO AQUELA QUE ESTAVA DE PÉ, AOS PÉS DA CRUZ DE JESUS, NO MISTÉRIO DA SALVAÇÃO. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um selo para a Nossa Casa





A palavra selo evoca muitos significados. O mais corriqueiro deles pode ser o de selo postal, pequeno pedaço de papel adesivo, geralmente retangular, usado em correspondências. A palavra selo tem ainda o sentido de confirmação, autenticidade: selo de qualidade, selo de sustentabilidade, selo de responsabilidade social. Na bíblia, também encontramos passagens em que a figura do selo é usada para conferir autoridade.  Neemias e os chefes do povo firmaram com seus selos a aliança que fizeram de viver sob a lei e os mandamentos de Deus (cf. Ne 10). No livro de Ester, o edito real promulgado em favor dos judeus recebe o selo que o torna irrevogável (cf. Est 8,8). Já São Paulo, ao se dirigir aos coríntios, afirma ser a própria comunidade o selo que confirma o seu apostolado (cf. 1Cor 9,2).
Autenticidade e confirmação também são elementos importantes para a construção da Sede Nacional da RCC. Uma obra coletiva, financiada apenas por doações, precisa encontrar respaldo em seus colaboradores. Sabe-se que quem investe nessa proposta, dá mais que uma ajuda financeira, acredita no sonho de termos uma casa que será lugar de referência para a espiritualidade carismática.
A nova campanha para a construção de Nossa Casa vem carregada desses significados. A partir de janeiro de 2012, todos que sonham com a edificação da Sede Nacional são convidados a adquirir e a divulgar os selos da construção: dois modelos de adesivo estampados com o tema do ano da RCC e com a imagem de Nossa Senhora de Pentecostes. Por ser um produto simples e de valor acessível, a expectativa é que um grande número de pessoas se envolva nessa campanha, potencializando o avanço da obra e fortalecendo o sentimento de pertença. Afinal, esse é o significado do selo: confirmar, dar aval, ratificar que essa construção não é um desejo só das coordenações ou comissões do Movimento, mas de milhares e milhares de carismáticos espalhados pelo Brasil, que amam a Renovação Carismática e, por isso, investem no seu futuro.


Como adquirir


Para adquirir seu selo, basta procurar a coordenação do seu Grupo de Oração. Todos os membros do Movimento também são convidados a colaborar na venda de selos. Assim, o sonho da Nossa Casa pode se tornar cada vez mais conhecido.


Partilha


Seguindo o princípio da partilha proposto pelo projeto Atos 4,32, todos os recursos arrecadados com a venda dos selos serão partilhados com as instâncias estaduais e diocesanas da RCC.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Abadá VIII Retiro de Carnaval


Se você que vem para VIII Retiro de Carnaval for querer o Abadá, confirme-nos dizendo o tamanho e quantos você vai querer. O preço é R$ 13,00, só temos 80 unidades.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO VIII RETIRO DE CARNAVAL

“O Senhor é meu Pastor e nada me Faltará”

SÁBADO (18/02):

08:00hrs Acolhida com Café da Manhã e Inscrições
09:30hrs Louvor e Animação
10:00hrs Recomendações
10:15hrs Movimentação para a Missa
10:30hrs Santa Missa de Abertura:  Padre Paulo José (Igreja Matriz)
12:00hrs Almoço
13:30hrs Animação e Louvor
14:00hrs Oração: Joana (Coordenadora Grupo de Oração Vida Nova - Alagoa Nova)
14:30hrs Pregação: Cleodé (Coordenador do Ministério Jovem do Estado)
15:30hrs Intervalo
15:50hrs Retorno
16:00hrs Grupo de Oração Chuva da Primavera (Pregação: Vando - Coordenador Diocesano da RCC Guarabira)
17:30hrs Encerramento e Intervalo
19:00hrs Jantar
20:30hrs Vigília e Adoração
22:30hrs Encerramento do dia
OBS: Confissões com o Padre Renato a partir das 19:30hrs até o encerramento da Vigília

DOMINGO (19/02):

06:00hrs Despertar
07:30hrs Santa Missa:  Padre Renato
08:45hrs Café da Manhã
09:30hrs Animação e Louvor
10:00hrs Oração: Jocélia (Campina Grande)
10:30hrs Pregação: Joana (Coordenadora do Grupo de Oração Vida Nova – Alagoa Nova)
11:40hrs Avisos
12:00hrs Almoço
13:30hrs Concentração para a saída com Mini Trio
15:00hrs Arrastão com Mini Trio
18:00hrs Intervalo
19:00hrs Jantar
20:30hrs Lual
22:30hrs Encerramento do dia

SEGUNDA-FEIRA (20/02):

06:00hrs Despertar
07:00hrs Café da Manhã
08:00hrs Animação e Louvor
08:30hrs Oração: Glaciliano (Coordenador do Grupo de Oração Cristo Rei – Belém)
09:00hrs Pregação: Jocélia (Diocese de Campina Grande)
10:00hrs Intervalo
10:20hrs Retorno com Animação e Oração
10:45hrs Pregação: Vando (Coordenador Diocesano da RCC Guarabira)
11:45hrs Avisos
12:00hrs Almoço
13:30hrs Animação, Louvor e Oração
14:30hrs Pregação: Jocélia (Diocese de Campina Grande)
15:30hrs Intervalo
15:50hrs Retorno
16:00hrs Santa Missa: Padre José Antônio
17:15hrs Avisos e Intervalo
19:00hrs Jantar
20:30hrs Pagode Católico com Ministério de Música Chama Viva
22:30hrs Encerramento
OBS: Confissões com o Padre José Antônio antes da Missa a partir das 14hrs.

TERÇA-FEIRA (21/02):

06:00hrs Despertar
07:00hrs Café da Manhã
08:00hrs Animação e Louvor
08:30hrs Oração: Édson (Coordenador do Ministério de Pregação da Diocese de Guarabira)
09:00hrs Pregação: Joana (Coordenadora do Grupo de Oração Vida Nova – Alagoa Nova)
10:00hrs Intervalo
10:20hrs Retorno e Testemunhos
11:00hrs Santa Missa: Padre José Antônio
12:00hrs Almoço e Encerramento
OBS: Confissões com o Padre José Antônio a partir das 9hrs

VIII RETIRO DE CARNAVAL


VOCÊ VAI? ENTÃO VOTE NA ENQUETE AO LADO.