"Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Santo Agostinho

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jovens em missão no Jesus no Litoral do Pará



Cerca de 120 missionários anunciaram o Amor de Deus na praia de Ajuruteua
Encerrou-se no dia 24/07, a quarta edição da Missão Jesus no Litoral do estado do Pará. Desde a última quinta-feira (21), cerca de 120 missionários estiveram reunidos na Praia de Ajuruteua, localizada na Diocese de Bragança, nordeste paraense. Diferente do que acontece em outros estados, o Jesus no Litoral paraense não ocorre no começo do ano. A missão  é realizada sempre no mês de julho com o objetivo de contemplar a alta temporada do veraneio na região.  Na dinâmica do projeto, os jovens visitaram casas, penitenciárias, hospitais e abordaram os frequentadores da praia.
Na manhã da sexta-feira (22,) aconteceram momentos formativos para os missionários na Capela da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição.  O coordenador Diocesano do Ministério Jovem André Luís e o Padre Geffison Mariamo ficaram responsáveis pelos ensinos.
Durante a tarde do mesmo dia, os missionários foram para a cidade de Bragança onde visitaram a penitenciária e o hospital local. Já durante o trajeto para a missão, as graças começaram a acontecer. Cheios da força do Espírito Santo, os missionários aproveitaram para evangelizar quem estava junto com eles dentro do ônibus do transporte urbana da cidade. Os passageiros escutaram a pregação do querigma e se animaram com as músicas tocadas pelos missionários.
Lançando as redes
O Jesus no Litoral do Pará foi uma verdadeira experiência de lançar as redes da evangelização nas mais diversas realidades. Depois de evangelizar dentro dos ônibus, os jovens se dirigiram para o hospital Santo Antonio Maria Zaccaria onde eles anunciaram o Amor de Deus aos pacientes, acompanhantes e funcionários e convidaram todos a participar da Celebração Eucarística que aconteceu na capela do local.
Simultaneamente a essa atividade, outro grupo de missionários realizou uma visita na Penitenciária Municipal. Depois de momentos de oração e anúncio da Palavra de Deus, os detentos  receberam cartas com mensagens dos missionários como forma de aproximação e incentivo para a caminhada de fé.
Ainda na mesma tarde, um terceiro grupo de missionários se deslocou para a Vila do Bonifácio e Vila dos Pescadores na praia de Ajuruteua. Os jovens pregaram o querigma aos moradores que receberam a Palavra de Deus com muito amor. “Esta evangelização em julho é muito boa, pois as pessoas só vêm à praia para se divertir e esquecem de Deus. Os missionários lembram que existe um Deus que as ama com amor eterno”, disse dona Eliana Melo, moradora local.

Sorteio da Ação entre Amigos acontece sábado. Veja passo-a-passo

A equipe do Escritório Administrativo da Renovação Carismática Católica do Brasil, nos últimos dias, tem voltado seus esforços para fazer do sorteio da Ação entre Amigos Nossa%
A equipe do Escritório Administrativo da Renovação Carismática Católica do Brasil, nos últimos dias, tem voltado seus esforços para que do sorteio da Ação entre Amigos Nossa Casa, Nossa Bênção seja o mais transparente e seguro possível.
Um grupo trabalha em cadastrar as centenas de milhares de cupons que chegaram a Pelotas/RS em um banco de dados único. Todos os blocos chegados das dioceses estão sendo checados e inseridos em um sistema informatizado, que permitirá a consulta da comissão da campanha no momento do sorteio. Esta ação foi recomendada pela empresa de auditoria.
Troca de dataÉ bom lembrar que o sorteio teve sua data antecipada: será realizado no sábado, dia 30, às 16h. Do ponto de vista jurídico, não há problema nesta troca: ela vai continuar sendo realizada no mesmo local e evento, e os bilhetes já estariam lá de qualquer forma.
CronogramaNa terça-feira (26), os blocos e a urna sairão do Escritório Nacional rumo ao estado do Espírito Santo. Os bilhetes estarão em caixas lacradas.
Na sexta-feira (29), haverá uma reunião da organização da campanha com representantes da empresa de auditoria, para um repasse das planilhas de contas e para uma fiscalização do banco de dados. Na mesma ocasião, os bilhetes serão colocados dentro da urna transparente, que será lacrada após o procedimento. Do local da reunião, a urna será transportada ao palco principal do Congresso Estadual da RCC Espírito Santo, que ocorrerá em Aracruz. Ali permanecerá até o horário do sorteio.
SorteioÀs 16h de sábado, terá início a cerimônia do sorteio, com a presença do presidente do Conselho Nacional, Marcos Volcan, do diretor-executivo do Escritório Nacional, Márcio Zolin, representane da Comissão da Ação entre Amigos, Maurício Vergara, e dos auditores.
Após uma breve fala de Volcan e Zolin, terá início o procedimento. Será lido o trecho do regulamento relativo ao sorteio. Logo em seguida, os auditores escolherão três pessoas da plateia. Serão elas as responsáveis por retirar da urna os papeis que escolherão os vencedores.
O papel escolhido será avaliado pelo auditor; caso não haja nenhum problema, o número será consultado no banco de dados. Estando tudo certo, serão divulgados o estado, a diocese e o número do vencedor, para que seja preservada a sua privacidade.
Os carros sorteados não estarão em Aracruz: o contemplado irá retirá-lo na concessionária da montadora do veículo que seja mais próxima da sua casa. O contato com o vencedor será feito em seguida do sorteio.

Saiba mais:

Rumo à JMJ: juventude carismática intensifica preparativos

Missionários e professores universitários representarão a RCC do Brasil em Madri
A Jornada Mundial da Juventude deste ano terá um significado muito grande para a Renovação Carismática Católica do Brasil. A juventude carismática brasileira chegará mais cedo à Espanha para, entre os dias 8 e 15 de agosto, retribuir a evangelização que recebemos dos europeus através da primeira missão internacional do Movimento, a Missão Europa. Divididos em grupos, os jovens brasileiros irão evangelizar em diversas paróquias da diocese de Pamplona.

Há duas semanas da data da viagem, os preparativos se intensificam. Desde o dia 14 de junho, a equipe de coordenação da Missão Europa tem proposto aos missionários, formações e reflexõessemanais via internet. Os jovens também receberam um guia com orientações práticas sobre a viagem.

O grupo de missionários da RCC é formado por cerca de 150 missionários de 18 estados diferentes. 

Encontro de professores universitários com o Papa 

RCC do Brasil também estará representada no encontro que o papa Bento XVI fará com professores universitários durante a JMJ2011. Dentre os três brasileiros que participarão desse importante momento, dois são membros do Ministério Universidades Renovadas. Os profissionais inscritos para representar o Movimento junto ao Santo Padre são o Professor Doutor Renato Balancieri, da Universidade Estadual do Maringá/PR, e  a Professora Doutora Cristiane Grasselli, da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Saiba mais:

sábado, 23 de julho de 2011

RCC presente no encontro de professores universitários com Papa Bento XVI

Reunião se dará durante JMJ. O Pontífice demonstra grande interesse pelos assuntos acadêmicos e culturais
Mais de mil jovens professores universitários de todo planeta têm um encontro especial às 12h do dia 19 de agosto. Eles se reunirão com o Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude, na Espanha. E entre estes seletos docentes escolhidos para viver este momento histórico, estarão três brasileiros, dois deles membros do Ministério Universidades Renovadas.
O encontro com o pontífice faz parte da programação oficial da Jornada e acontecerá na Basílica de San Lorenzo del Escorial, em Madri. Os profissionais inscritos para representar o Movimento junto ao Santo Padre são o Professor Doutor Renato Balancieri, da Universidade Estadual do Maringá/PR, e  a Professora Doutora Cristiane Grasselli, da Universidade Federal de Alfenas/MG. Ambos preenchem os requisitos necessários para participar da ocasião como ter título de doutor e ser atuante na vida da Igreja.
É bastante comum o interesse de Bento XVI pela vida acadêmica e cultural, inclusive o papa já demonstrou isso em diversos eventos pastorais de países europeus. Porém, será a primeira vez que dedicará um momento especial para encontrar-se com os professores universitários durante a realização de uma Jornada Mundial.
A Jornada
Entre os dias 16 e 21 de agosto, Madri, na Espanha, será a casa que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. O evento que reúne a cada três anos jovens católicos vindos de todas as partes do mundo. O tema da JMJ 2011 É “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sorteio da Ação entre Amigos: segurança e transparência



Contratação de empresa de auditoria e confecção da urna do sorteio demonstram todo o cuidado com o sorteio dos três automóveis zero quilômetro
Falta um pouco mais que duas semanas para que saibamos quem serão os premiados pela Ação entre Amigos Nossa Casa, Nossa Bênção. Dia após dia, chegam ao Escritório Nacional centenas, milhares de talões com as informações das pessoas que colaboraram com o sonho da Sede Nacional.
Mas, desses milhares de bilhetes, apenas três serão sorteados e ganharão os prêmios: três Fiat Uno zerinho. Para que a garantia de transparência e segurança da Ação seja total, a organização buscou trazer ao sorteio atos que mostrassem isso.
O primeiro deles é o acompanhamento de todo o processo por uma empresa de auditoria. Os técnicos darão todo suporte ao sorteio. Desde o momento da inclusão dos bilhetes no sistema até o processo de entrega dos prêmios, tudo passará pelos olhos dos auditores da empresa.
Outra preocupação dos responsáveis pela Ação entre Amigos, foi providenciar uma urna especial para o sorteio. Construída em um suporte giratório, a estrutura de 1,2 m é feita em acrílico, permitindo uma total visão do seu interior.
De dentro da urna de acrílico e sob olhares atentos dos auditores, ocorrerá o sorteio da Ação entre Amigos durante o Congresso Estadual da RCC Espírito Santo, no dia 30 de julho, às 16h. Você poderá acompanhar: a WebTV RCCBRASIL irá transmitir o sorteio ao vivo!

Saiba mais:

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Capela da Sede Nacional é preparada para atividades permanentes

Nos últimos dias, a capela Cenáculo de Nossa Senhora de Pentecostes passou a receber intervenções para que ali possam ser realizadas atividades rotineiras, como tardes de louvor, Gru
Aos poucos a nossa futura Sede Nacional já toma traços do que será a Nossa Casa: um local de acolhida para carismáticos de todos os lugares.
Nos últimos dias, a capela Cenáculo de Nossa Senhora de Pentecostes passou a receber intervenções para que ali possam, frequentemente, ser realizadas atividades como tardes de louvor, Grupos de Oração, oração do terço e momentos de intercessão.
Para isso, estão sendo finalizadas as instalações de água e energia elétrica. Também estão sendo construídos banheiros.
Com essas melhorias na estrutura, já é possível agendar visitas ao local. Uma caravana da diocese de Patos/PB, que participará de um retiro  na região do Vale do Paraíba no final de julho, já está se organizando para aproveitar a oportunidade e conhecer a nossa Sede Nacional.

Saiba mais:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Minha música, minha oração

Começo perguntando: “A minha música leva à oração?” A resposta pode até estar na ponta da língua: “É claro que leva à oração!” Quantas pessoas nós conseguimos ver que estão rezando enquanto estamos ministrando a música ou tocando um instrumento.

Mas e quanto a nós? Nós rezamos enquanto levamos os outros à oração? Isso pode até ser uma velha reflexão, eu mesmo já ouvi monsenhor Jonas Abib pregando sobre isso, mas percebo que corremos um grande risco de nos esquecer de que o Deus sobre o qual nós cantamos aos outros também é um Deus acessível a nós. 


É preciso mergulhar e se entregar ao Senhor durante a nossa ministração [de música]. É preciso orar com nossos instrumentos, é preciso um mergulho profundo na oração para podermos colocar os acordes de forma certa, com a sensibilidade que é necessária para aquele momento. No entanto, muitas vezes, podemos até levar o outro à oração quando estamos tocando, mas não participamos da oração, estamos ali de “corpo presente” fazendo automaticamente o que gostamos de fazer. A consequência disso é que damos espaço ao demônio, que enche nosso coração de orgulho e, durante algum tempo, conseguimos fazer com eficácia nosso trabalho. Contudo, passado esse tempo, já estamos tão cheios de nós mesmos, o orgulho já dominou grande parte do nosso coração e começamos tocar para que os ouvidos e olhares se voltem para nós e colocamos a perder toda a graça de Deus para aquele momento.

Resultado desastroso, pois, dessa forma, nós já nos perdemos em nossos acordes lindos, dissonantes e o povo se perdeu na oração por nossa culpa.


A música traz grande prazer, o tocar e o cantar são bons para o músico, mas como é satisfatório e prazeroso para a alma rezar como músico! Rezar com a música que ele produz. Quanto Deus se alegra com isso. O resultado disso é a música ungida, experimentada por ele [músico] e dada aos outros a partir de um coração útil a Deus, livre do orgulho, do egoísmo, coração que reza e escuta o Senhor, que vai por meio do Espírito inspirando os acordes, a sensibilidade, o silêncio e levando o povo todo a uma experiência com o Senhor da música.

Temos que ser uma pauta em branco; quem coloca as notas nela é o Senhor, na clave que Ele quiser, mas quem executa somos nós experimentando a obra que Ele compôs.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

RCC faz parte da equipe de coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude



Articuladora do Ministério Jovem da Região Sul representará Movimentos Eclesiais
Na tarde do dia 30 de junho, a Presidência da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB emitiu um comunicado dirigido aos jovens, dirigentes adultos e assessores dos Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude e Congregações.
No texto, são apresentados os jovens que farão parte da equipe de coordenação nacional. A articuladora do Ministério Jovem da região sul, Lisiane Griebeler, representará os Movimentos Eclesiais na Comissão, juntamente com Renato Conte Rocha, membro das Equipes de Nossa Senhora.
Leia abaixo a o comunicado na íntegra:


Caros jovens, dirigentes adultos e assessores dos Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude, Congregações

É grande nossa alegria em poder saudá-los neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, ainda contagiados pela vibração do tempo pascal, pela solenidade de Pentecostes e Corpus Christi, momentos ricos de fortalecimento da fé e de nosso compromisso eclesial.
O Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude - destacou a importância da valorização dos diversos grupos que atuam junto aos jovens. A partir de então, temos motivado para que em todas as dioceses se organize o Setor Juventude como um importante espaço de comunhão da riqueza que Deus têm nos proporcionado em vista desta missão.
No encontro com os Bispos Referenciais, realizado em março, após uma longa reflexão e partilha sobre a realidade da juventude nos dezessete regionais da CNBB chegou-se à conclusão da importância de termos uma equipe de Jovens que represente a pluralidade de expressões de trabalho juvenil eclesial em nosso país. Essa coordenação nacional será a referência principal para a pastoral juvenil na Igreja do Brasil e nos representará nas instâncias internacionais, principalmente no CELAM e no Pontifício Conselho para os Leigos. Ela está sendo composta pelos quatro jovens secretários das Pastorais da Juventude, por dois jovens de Movimentos Eclesiais, por dois jovens de Novas Comunidades e por dois jovens ligados às Congregações que possuem este carisma. A sua organização e seu acompanhamento estarão sob a responsabilidade direta dos Assessores Nacionais, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho.
Para este primeiro grupo foram chamados os seguintes jovens:
•    das Novas Comunidades: Diogo Victor Rocha (Shalon) e Adriano Gonçalves (Canção Nova)
•    das Congregações Religiosas: Alex Bastos (Franciscanos) e Félix  Fernando Siriani  (Salesianos)
•    das Pastorais da Juventude: Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira  (PJ), Monique Cavalcante Benevent (PJE), Eric Souza Moura (PJMP), Josiel Ferreira (PJR)
•    dos Movimentos Eclesiais: Renato Conte Rocha (ENS) e  Lisiane Griebeler (RCC)
A coordenação terá a responsabilidade de garantir o protagonismo juvenil na organização nacional e o espirito de unidade das diversas expressões de juventude do Brasil. Detalhes da identidade e missão dessa coordenação serão posteriormente delineados. A articulação e as consequentes despesas serão por conta da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
Que o amor transbordante e rejuvenescedor do Coração de Jesus abençoe a generosidade das diversas expressões de juventude que têm se colocado generosamente a serviço da Evangelização.
Atenciosamente,


Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude


P. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor Nacional da CEPJ


P. Antonio Ramos do Prado
Assessor Nacional da CEPJ

Avancem para águas mais profundas


Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários é oportunidade de aprofundamento e amadurecimento na fé

Em 2011, a missão está no centro das atividades da Renovação Carismática do Brasil. Nosso Movimento tem procurado responder de forma afirmativa ao mandato missionário que é confiado a todo o batizado. Por isso, proclamamos: impulsionados pela Palavra de Deus, lançaremos as redes!

O mesmo texto bíblico que nos inspira a lançar as redes da evangelização também traz um incentivo para que avancemos para águas mais profundas (cf Lc 5, 4-5), buscando crescer na fé e na adesão ao plano de Deus para nossas vidas. Pensando em criar um ambiente propício para o amadurecimento do povo carismático, a RCCBRASIL lançou sua Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários.

Baseada nos pilares da formação, oração, missão e vivência fraterna, a escola é organizada em três etapas e oferece aos alunos disciplinas teóricas sobre assuntos da fé católica e experiências práticas de missão dentro dos Grupos de Oração e nas três casas missionárias mantidas pelo Movimento.


Participe!
A terceira edição acontece entre os dias 16 e 27 de julho, em Curitiba/PR. Na ocasião, serão ofertadas as disciplinas e atividades referentes à primeira etapa da Escola, para alunos novos, e também a segunda etapa destinada àqueles que já iniciaram o curso em outra oportunidade.

As inscrições para a primeira etapa estão abertas. O investimento total é de R$ 400,00, divido em duas parcelas. No ato da inscrição é gerado um boleto de R$ 100,00 e o restante do pagamento deve ser efetuado no início das atividades da Escola.

Vale lembrar que todas as inscrições para alunos da primeira etapa precisam ser homologadas pelos coordenadores diocesanos da RCC. Por isso, quem tem interesse em participar da Escola Nacional de Formação deve conversar com o seu coordenador diocesano antes de realizar a inscrição.


Faça aqui a sua inscrição!

Saiba mais:

Terceira edição da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários

Confira o testemunho dos participantes da Escola Nacional de Formação

Mais um momento histórico para a RCC do Brasil